terça-feira, 16 de novembro de 2010

A culpa é do estrategista

                             
   Qual mulher resiste à liquidação? Além de consumir parece um telefone sem fio. Espalha para as suas companheiras os produtos em liquidação. O estabelecimento vira uma confusão de mulheres a procura dos produtos em liquidação.
  Barulho de música natalina. Crianças correndo na seção de brinquedos. Mulheres a procura dos menores preços. É nesse cenário que começa o calvário. A fila dá três voltas antes de chegar ao caixa.
  As mercadorias são pensadas pelo estrategista para conduzir os clientes a consumirem os produtos disponibilizados durante o trajeto do caixa. Bebidas, guloseimas, chocolate, e petiscos são os produtos preferidos do estrategista.
  As tentações ficam expostas aos seus olhos. Enquanto isso, a fila anda lentamente.  O calvário parece não ter fim. A fome começa a fazer parte desse espaço. E o psicológico já não resiste com rigidez.
  Você já está no seu limite, quase comprando aquelas coisas deliciosas, e se depara com as propagandas. O estrategista parece ter feito todo o percurso e percebeu que as propagandas é uma arma poderosa para convencer. E principalmente quando as frases estão no imperativo.  Esta na metade do percurso e aparece a frase bem legível: “Duvido você resistir”. Começa agora uma luta psicológica.
   Tenta desviar o olhar, mas não consegue só vê aquela propaganda e um monte de chocolate embaixo. Tudo é cronometrado pelo estrategista. O seu psicológico está por um fio, e a fila não anda. Ele pensa em cada detalhe do calvário. Corredores entupidos de chocolate, bebidas e comidas deliciosas. Até a geladeira fica com a porta para dentro do corredor, e pior, com bebidas geladas.
  Prestes a chegar ao caixa. Conseguiu cumprir todo o trajeto. Superou todas as tentações. O estrategista em algum lugar abre o sorriso. O cliente chegou ao ponto crítico, pensa que resistiu a tudo quando na verdade deixa a sua arma fatal para o fim. Elas chegam até as revistas de novela. Começam a folhear desesperadas para saber alguma novidade sobre os famosos. Mas a revista que mais interessa está lacrada. A alternativa é levar para casa.
  Trabalho cumprido. O estrategista está satisfeito. E as mulheres que vão ao supermercado para comprar alguns itens, acabam extrapolando na sua lista de compras. E não precisou perder tempo procurando os produtos. Estavam bem ali ao alcance de todos.
  E quando o marido reclamar no fim do mês, pode dizer que a culpa é do estrategista.

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