domingo, 10 de julho de 2011

Frio + recordações= saudade

   O frio sempre nos traz recordações, solitárias mais mesmo assim boas lembranças. Acordei e as serras estavam cobertas pela neblina. Estavam branquinhas e um vento gelado soprava sobre o meu rosto. As lembranças de momentos bons começaram a passar pela minha cabeça.
   Sempre estamos reclamando da mesmice do cotidiano, mas existem coisas que acontecem todos os dias e nem percebemos que elas aconteceram. Em uma das suas crônicas Martha Medeiros relata coisas que acontecem todos os dias, e que mesmo assim não deixa de ser belo. O nascer e o pôr do sol é uma delas.
  Na verdade, acho que depende da forma como vivemos. Somos nós que decidimos se queremos ou não fazer a vida valer à pena. Sentar no seu sofá e esperar que algo aconteça é querer permanecer na mesmice, é ter preguiça de viver.
  Voltando ao frio, pois bem, é algo que nos acompanha sempre, e que pode ser visto como rotina. É tão chato acordar cedo no frio e ir trabalhar. Está na rua e de repente começa a chover, aquela chuva  fria no seu corpo. E aquelas pessoas que não tem abrigo tem o frio como seu principal inimigo.  Mês de junho, por exemplo, uma pessoa morreu em São Paulo por causa do frio.
   Por outro lado, o frio, no meu caso, trouxe recordações gostosas. Imagine acordar cedo  na casa da avó, não ter trabalho para ir e ter seu dia inteiro livre. Sentar na beira da porta e curtir o friozinho com o barulho das galinhas e o cheirinho do café. Ou ainda está com alguém que você ama embaixo do cobertor, a vontade é de nunca mais sair da cama. Congelar aquele momento para sempre..
   Ainda que não esteja com quem gostaria, acho que a saudade faz um belo par com o frio, pois queremos  nos sentir protegidos, ou melhor aquecidos. Lembrar do outro, o frio faz com que valorizemos nosso parceiro. Você faz uma reflexão sobre tudo que já viveu, e  claro, sempre lembra dos momentos memoráveis.
   Aprendi que as coisas da vida dependem do nosso olhar, e da forma que vivemos. O frio me fez chegar a essa conclusão, pois ao acordar e me deparar com ele, comecei  uma sessão de nostalgia. Relembrar coisas que deixa feliz e ver o quanto algo rotineiro pode ser diferente, dependendo apenas de mim. O frio é apenas um exemplo de muitas outras coisas que está inserido no cotidiano e passam despercebidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário