sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O vazio da saudade

   A saudade é o sentimento, que assim como o amor, não é possível entender nem tão pouco definir. Ela nos consome por dentro e abri um grande buraco na alma, sendo preenchido por lembranças de momentos que não voltam mais.

  Alguns sentem saudade de coisas que perderam e não podem ser restituídas causando uma incapacidade.  Essa é uma das piores. Dolorosa e sutil que vai se arrastando ao longo dos anos.  A lembrança de um amigo que mora distante. Alguém que partiu muito cedo. Objetos que trazem recordações de momentos marcantes.

  Uma caixa envelhecida com fotos e objetos guardada no canto do guarda-roupa. Quando a saudade resolve fazer uma visita, corre até lá e senta no chão. De repente parece estar em uma espécie de  museu pessoal e começa a 'matar a saudade'. Um bilhete de uma amiga da escola faz lembrar-se de momentos de travessuras no colégio. Uma cartinha de amor lembra seu primeiro beijo, e ai você percebe que coisas simples eram o que te deixava  feliz. E o diário? Mergulha nas suas anotações de coisas que marcaram aquela fase. Hoje, rir das bobagens que escrevia. Uma caixa envelhecida é capaz de arrancar gargalhadas e também lágrimas, pois a saudade faz você voltar a fases de superação.

  E as fotografias? Elas são capazes de guardar o exato momento de felicidade vivenciado pelas pessoas. Sentada no chão rodeada de recordações, as fotos fazem você fazer uma volta ao túnel do tempo. E recordar cada momento . Tenta mergulhar nas imagens a procura de lembranças daquele momento, e no seu interior a saudade fala por si 'Como eu era feliz'. As pessoas possuem o péssimo hábito e não viver totalmente o seu dia. E quando chega certa idade começa a lamentar do que deixou de fazer, e o que resta? A saudade de momentos vividos e também daqueles que passaram e você nem notou.

  Os sentimentos verdadeiros causam a saudade. Ela é a ponte entre as pessoas, e esse elo  não pode ser quebrado pela distância nem pelo tempo porque é algo verdadeiro.

Um comentário: